quarta-feira, 6 de abril de 2011

Giro do Cíngulo ou Giro Cingulado

O Giro do Cíngulo é uma estrutura cerebral que se faz exatamente de um giro na porção medial do cérebro. O Giro do Cíngulo ou Giro Cingulado é a parte do cérebro que está mais próxima ao sistema límbico, logo acima do corpo caloso. É constituído de um tipo de córtex intermediário entre o isocórtex e o alocórtex que alguns autores chamam de mesocórtex. É percorrido por um feixe de fibras, o fascículo do cíngulo.
Essa estrutura recebe informações do núcleo anterior do tálamo e do neocórtex, assim como das áreas somatossensoriais do córtex cerebral. No ser humano a estimulação elétrica do Giro do Cíngulo provoca fenômenos alucinatórios complexos, mudanças emocionais, movimentos oculares rápidos e sensação de estar "sonhando".
O Giro do Cíngulo também está intimamente relacionado à depressão, à ansiedade e à agressividade, observando-se em humanos, lentidão mental em casos de lesão dessa estrutura. Auxilia na determinação dos conteúdos da memória, observando-se significativo aumento de sua atividade quando as pessoas recorrem à mentira.



Fontes:

Um comentário:

  1. gostei , giro do cíngulo eh muito complexo , mas acredito na neurociência pra desvendar !

    ResponderExcluir