segunda-feira, 4 de abril de 2011

Córtex cerebral

A palavra córtex vem do latim para "casca". Isto porque o córtex é a camada mais externa do cérebro. A espessura do córtex cerebral varia de 2 à 6 mm. O lado esquerdo e direito do córtex cerebral são ligados por um feixe grosso de fibras nervosas chamado de corpo caloso. Em mamíferos superiores (como humanos, primatas e cetáceos), o cérebro tem uma superfície irregular, cheia de áreas mais protuberantes (chamadas de giros), intercaladas com pequenos vales (chamados de sulcos) e que dão à aparência de "enrugado" ao cérebro. O cérebro de mamíferos menos desenvolvidos como camundongos e ratos tem poucos giros e sulcos, sendo a superfície cerebral mais lisa.
Funções:
·                    Pensamento
·                    Movimento voluntário
·                    Linguagem
·                    Julgamento
·                    Percepção

 O córtex cerebral, parte externa dos hemisférios, com somente poucos milímetros de espessura, é composto de substância cinzenta, em contraste com o interior do encéfalo, constituído parcialmente de substância branca.
·                    A substância cinzenta é formada principalmente dos corpos das células nervosas e gliais,
·                    enquanto a substância branca consiste predominantemente dos processos ou fibras dessas células.
        O interior dos hemisférios cerebrais, incluindo o diencéfalo, contém não somente  substância branca mas também massas bem delimitadas de substância cinzenta, coletivamente conhecidas como gânglios da base.(*)  Os mais destacados são os núcleos caudado e lentiforme, e os tálamos.  
        O interior do encéfalo encerra também cavidades denominadas ventrículos, repletas de líquido cerebrospinal.
Córtex cerebral



A substância cinzenta da superfície de cada hemisfério é denominada córtex cerebral. Ela se encontra pregueada ou convolucionada em giros, que estão separados uns dos outros pelossulcos.  O padrão é variável, e é necessário remover a pia-aracnóide para a identificação individual dos giros e sulcos.
        Uma porção do córtex cerebral denominada ínsula localiza-se profundamente ao sulco lateral
        A área do córtex imediatamente anterior ao sulco central é conhecida como área motora e está relacionada com a atividade muscular, sobretudo a metade oposta do corpo. O controle contralateral pode ser demonstrado por estimulação artificial desta área,  particularmente da região conhecida como giro pré-central ou área 4, tendo como resultado movimentos na metade oposta do corpo. Além disso, o corpo está representado numa posição invertida na área motora, isto é, 
·                    a estimulação da parte superior da área motora dá origem, predominantemente, a movimentos do membro superior; 
·                    e a estimulação da parte inferior, a movimentos do membro inferior oposto; 
·                    a estimulação da parte média, a movimentos da cabeça e pescoço. 
        A área do córtex imediatamente atrás do sulco central (o giro pós-central) é uma área receptiva primária importante, para a qual se projetam vias aferentes por meio de sinapses no tálamo.
        O córtex de cada hemisfério cerebral está dividido arbitrariamente em lobos:
·                    frontal, 
·                    parietal, 
·                    occipital
·                    e temporal.

Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.htm;
 Revista SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - Nº37 - Junho de 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário