A palavra córtex vem do latim para "casca". Isto porque o córtex é a camada mais externa do cérebro. A espessura do córtex cerebral varia de 2 à 6 mm. O lado esquerdo e direito do córtex cerebral são ligados por um feixe grosso de fibras nervosas chamado de corpo caloso. Em mamíferos superiores (como humanos, primatas e cetáceos), o cérebro tem uma superfície irregular, cheia de áreas mais protuberantes (chamadas de giros), intercaladas com pequenos vales (chamados de sulcos) e que dão à aparência de "enrugado" ao cérebro. O cérebro de mamíferos menos desenvolvidos como camundongos e ratos tem poucos giros e sulcos, sendo a superfície cerebral mais lisa.
Funções:
· Movimento voluntário
· Linguagem
· Julgamento
· Percepção
O córtex cerebral, parte externa dos hemisférios, com somente poucos milímetros de espessura, é composto de substância cinzenta, em contraste com o interior do encéfalo, constituído parcialmente de substância branca.
· enquanto a substância branca consiste predominantemente dos processos ou fibras dessas células.
O interior dos hemisférios cerebrais, incluindo o diencéfalo, contém não somente substância branca mas também massas bem delimitadas de substância cinzenta, coletivamente conhecidas como gânglios da base.(*) Os mais destacados são os núcleos caudado e lentiforme, e os tálamos.
O interior do encéfalo encerra também cavidades denominadas ventrículos, repletas de líquido cerebrospinal.
Córtex cerebral
A substância cinzenta da superfície de cada hemisfério é denominada córtex cerebral. Ela se encontra pregueada ou convolucionada em giros, que estão separados uns dos outros pelossulcos. O padrão é variável, e é necessário remover a pia-aracnóide para a identificação individual dos giros e sulcos.
A área do córtex imediatamente anterior ao sulco central é conhecida como área motora e está relacionada com a atividade muscular, sobretudo a metade oposta do corpo. O controle contralateral pode ser demonstrado por estimulação artificial desta área, particularmente da região conhecida como giro pré-central ou área 4, tendo como resultado movimentos na metade oposta do corpo. Além disso, o corpo está representado numa posição invertida na área motora, isto é,
· a estimulação da parte superior da área motora dá origem, predominantemente, a movimentos do membro superior;
· e a estimulação da parte inferior, a movimentos do membro inferior oposto;
· a estimulação da parte média, a movimentos da cabeça e pescoço.
A área do córtex imediatamente atrás do sulco central (o giro pós-central) é uma área receptiva primária importante, para a qual se projetam vias aferentes por meio de sinapses no tálamo.
· frontal,
· parietal,
· occipital
· e temporal.
Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/neurokidsbr/Divisoes_do_SN.htm;
Revista SCIENTIFIC AMERICAN - Brasil - Nº37 - Junho de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário